Abertura do III Open Innovation IFNMG destaca educação, mercado e inovação

Aconteceu na noite dessa terça-feira, 07/05, a abertura da terceira edição do Open Innovation IFNMG, encontro do ecossistema regional de inovação com o objetivo de reunir empresas, startups, instituições de ensino e o setor público em um ambiente de intensa troca e cocriação. Neste ano, o evento ocorre de forma itinerante na cidade de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, depois de duas edições em Montes Claros.

Estiveram presentes na cerimônia empresários locais, servidores e estudantes dos campi do IFNMG envolvidos com pesquisa e inovação. A mesa de abertura foi composta pela reitora do IFNMG, professor Joaquina Aparecida Nobre da Silva; a diretora-geral do Campus Teófilo Otoni, professora Ana Cláudia Gonçalves de Sá Jardim; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFNMG, professor Edinei Canuto Paiva; o fundador do Instituto CDL de Assistência Social e Cultural (ICETAS), Giovani Cota; e o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Bruno Araújo.

54503305884 6fe2f6caf1 oPara a reitora do IFNMG, o evento representa o desenvolvimento local e regional, sendo um encontro feito para trabalhar tecnologia, inovação, soluções e novas ideias. “Nós, enquanto instituição de educação profissional, científica e tecnológica, sempre devemos buscar o desenvolvimento, a geração de renda e nunca estar alheios ao setor produtivo. Por isso, destaco a importância da tríplice aliança: poderes municipais, estaduais e federais juntos para conversarem entre si em busca dos mesmos objetivos”, destacou Joaquina.

Para a diretora-geral do Campus Teófilo Otoni, esse encontro faz com que a inovação se fortaleça e se torne capaz de gerar impacto real na vida das pessoas. Ana Cláudia destacou que Teófilo Otoni é uma terra que carrega no seu DNA o espírito empreendedor. “Aqui, a vontade de fazer, de aprender e de transformar pulsa em cada iniciativa, em cada parceria, em cada jovem que sonha em empreender e inovar. E é por isso que acreditamos que há inovação pelas vocações locais, pelos talentos que muitas vezes estão invisíveis, mas que só precisam de oportunidade e conexão para florescer.”

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFNMG agradeceu à Câmara de Dirigentes Lojistas de Teófilo Otoni pelo apoio na implementação do mestrado profissional em Inovação Tecnológica e por ceder o local para a realização das reuniões e do Open Innovation. “Essas parcerias são muito importantes para a gente construir esse espaço que vem sendo desenvolvido para trazer tecnologia. Para que a gente consiga realmente trazer inovação, precisamos entregar algo lá no comércio, algum produto para a sociedade consumir, e essa parceria é fundamental”, finalizou Edinei.

Hubs de inovação

B49A6136Durante a abertura do evento, o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFNMG, Gustavo Henrique Silva de Souza, entregou ao secretário executivo de Desenvolvimento Econômico de MG o termo do Convênio para Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação – PCTI nº 02/2025 para ser assinado de forma simbólica.

O projeto, no valor total de R$ 1.911.360,84, destinados à execução das ações previstas no convênio, prevê a criação e estruturação de Hubs de Inovação em seis campi do IFNMG localizados no Norte, Noroeste e Vales do Jequitinhonha e Mucuri de Minas Gerais, sendo eles: Arinos, Januária, Salinas, Teófilo Otoni, Montes Claros e Araçuaí. Esses espaços funcionarão como polos estratégicos para o desenvolvimento regional e a articulação de parcerias em ciência, tecnologia e inovação.

Colaboração estratégica 

A conferência de abertura do Open Innovation ficou por conta do professor Fernando Trevisani, com o tema Inovação Aberta: Conectando Educação e Mercado – Colaboração como estratégia para transformar ideias em soluções práticas e inovadoras.

54503120176 96c9bf5986 oEle mostrou aos participantes que a capacidade de gerar soluções inovadoras por meio da colaboração é o que diferencia profissionais, empresas e instituições de ciência e tecnologia. Explorou a inovação aberta e apresentou como ela pode ser aplicada à educação para fortalecer a conexão entre o conhecimento acadêmico e as demandas reais do mercado.

A programação do Open Innovation segue até esta quinta-feira (08) e pode ser acompanhada por meio do canal oficial do IFNMG no YouTube.

Related Posts

  • All Post
  • Blog
  • Clima
  • Cultura
  • Emprego
  • Esportes
  • Notícias
  • Política
  • Previsão do tempo
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Viagem

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

© 2025 Jornal dos Vales – Todos os Direitos Reservados – Design by: Colen Design